A 11 E SUA HISTÓRIA

A 11 E SUA HISTÓRIA

Confira aqui um artigo completo com a história da Pelada 11. Sua relação com o pitoresco bairro do Jardim Botânico, suas disputas, personagens, e sobretudo, como que essa relação se estendeu para todo um país.

Num primeiro momento, a vida da Pelada 11 se confunde com a de outras tantas que se proliferaram na conhecida região do Horto florestal no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.


Lá, dentre as vilas e ruas hoje repletas de residências, mas na época inundadas pelo suor e sangue das centenas de trabalhadores das fábricas têxteis, jovens disputavam lances e gols nos antigos campos de terra batida, ruas de paralelepípedos e nos mais improvisados terrenos possíveis. Sempre como pano de fundo, o charmoso e homônimo parque ao seu entorno.

Villa Sauer, Fábrica Carioca, América Fabril, Caxinguelê, Clube dos Macacos... Tantos tão conhecidos nomes que ajudaram a consolidar a prática como um principal expoente da disputa e da confraternização... Tantos inúmeros símbolos que mais ajudam a ecoar na memória o seu grito de gol.

Com o passar dos anos, os moradores começaram a se organizar e a prática a se fortalecer. A profissionalização das disputas levava os jogadores da chamada Chácara do Algodão - hoje, charmoso conjunto de casas do Baixo Horto - a se engalfinharem pelo gol e pela glória. Torneios tiveram início, colocando os inúmeros times do local, frente à frente.

No entanto, com o encerramento das atividades da Fábrica América Fabril, em 1962, bem como à compra dos terrenos da Fábrica Carioca, campos e clubes acabaram sendo vendidos, afetando consideravelmente o esporte e seus praticantes.

Mas não completamente.

Através de grupos como o Clube dos 100, a união de peladeiros do Jardim Botânico se manteve firme, continuando a organizar campeonatos, disputar jogos e sobreviver ao tempo. E dessa forma também, a reconstruir o Clube Condomínio onde até hoje jogamos.

Herdeira desse legado, a Pelada 11 começou sua história nos anos 2000, dando continuidade aos jogos que pais, filhos, amigos e netos disputam até hoje. E desde então, não se conteve em se manter somente no bairro, abraçando novas praças, trazendo jogadores de todos os cantos, atraídos por seu charme e carisma - sempre assim se firmando como uma verdadeira família. Antes restrita à zona sul, a pelada abraçou o Rio. Antes restrita ao Rio, a pelada abraçou o Brasil. E hoje inclusive, jogadores da Holanda, Inglaterra e Noruega, foram apenas alguns dos que trouxeram seus países para o grupo.

E é dessa forma que a Pelada 11 seguirá, abraçando sua história, seguindo com ela para o futuro, deixando sua marca no hoje e para o além, sempre se estendendo para onde o futebol a levar.

A você que não nos conhece, está feito convite. Apareça. Ajude a escrever as próximas linhas dessa herança. Faça parte desta imensa família chamada Pelada 11!

Agora abaixo, confira algumas fotos da nossa casa. Pois por mais longe que iremos, estaremos sempre ligados ao Horto.

AS PELADAS E O HORTO





Antigo estádio do Carioca Football Clube
19/05/1912








Clube Caxinguelê em ação





















Formação de jogadores

do time da fábrica Carioca






FÁBRICAS DE CRAQUES





Vila Arthur Sauer









Operários da fábrica
América Fabril







Antigos equipamentos da
fábrica Carioca








Fachada da Fábrica
Carioca






A PELADA 11 NA DÉCADA DE 70













Time "Meninos do Bira", levantando o caneco no Condomínio Esporte Clube




Antiga carteira de associado
do Condomínio Esporte Clube





      

Créditos;
Associação de Moradores e Amigos do Horto
Foi um Rio que Passou
- foto de capa (foto1), tirada e generosamente 
cedida por Felipe Jardim